Agentes flagram túnel de 30 metros e frustram fuga de presídio

388 0

 

G1MT
Túnel foi descoberto nesta segunda-feira no Presídio Ferrugem em Sinop
Um túnel de aproximadamente 30 metros foi descoberto na manhã desta segunda-feira (14) por agentes do presídio Osvaldo Florentino Leite (conhecido como Ferrugem), que fica na cidade de Sinop, a 503 km de Cuiabá. De acordo com a administração do presídio, os agentes notaram uma movimentação “estranha” de presos durante a noite e no início desta manhã. Em seguida, eles iniciaram uma revista nas celas da unidade. No início do mês, 36 presos fugiram do Ferrugem usando um túnel semelhante ao que foi encontrado nesta segunda pelos agentes.
Conforme o diretor adjunto do presídio, Sandrinei Rodrigues, os detentos foram retirados das celas do raio amarelo para que o local fosse revistado. “Mesmo com o efetivo reduzido, nós conseguimos vasculhar a área e encontrar o túnel de quase 30 metros”, declarou. Rodrigues explicou ainda que na cela onde o túnel foi encontrado havia 25 detentos. “Os presos só não fugiram porque os agentes perceberam a movimentação estranha durante a noite e ficaram monitorando”, afirmou.
Em entrevista ao G1, o diretor adjunto do presídio revelou que uma das principais dificuldades para impedir as fugas é a superlotação da unidade prisional. “A capacidade do presídio é para abrigar apenas 326 detentos, mas atualmente tem mais de 720. Além disso, tem a falta de agentes penitenciários para atender a demanda de presos. A média deveria ser de 25 agentes na unidade, porém nós trabalhamos com apenas 10”, garantiu o diretor.
Outras fugas
Apenas neste mês de maio, quatro fugas foram registradas nos presídios mato-grossenses. A primeira delas ocorreu no dia 2, quando dois detentos da Cadeia Pública de Chapada dos Guimarães fugiram. Os dois já foram recapturados. No dia 3 de maio, 36 presos escaparam do Presídio Ferrugem. Eles cavaram um túnel de cerca de 30 metros e fugiram durante a madrugada. Do total de detentos que escaparam, apenas 16 foram recapturados.
Na madrugada do último domingo (7), 10 detentos fugiram na Cadeia Pública de Lucas do Rio Verde, a 360 quilômetros de Cuiabá. Os presos serraram as grades da cela onde estavam e pularam o muro da unidade. Já no dia 8 de maio, oito detentos escaparam da Penitenciária Central do Estado (antigo Pascoal Ramos) em Cuiabá. Conforme a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), os presos conseguiram escapar por volta das 3h.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *