Acrimat faz de Mato Grosso palco mundial das discussões sobre a cadeia produtiva da carne

559 0

 

Os desafios, avanços, as novas tecnologias, pesquisas, mercado, os cenários local, estadual e mundial da cadeia produtiva da carne serão debatidos durante três grandes eventos realizados pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). A programação, que colocará Mato Grosso como palco das discussões do setor, terá início no próximo mês, quando a caravana da Acrimat seguirá pelos principais pólos produtores por meio do projeto “Acrimat em Ação”.
Esta será a nona edição do projeto que terá como tema central “Da cria ao abate: mais peso, mais lucro”. Um vasto diagnóstico de todo processo da cadeia será apresentado em todas as regiões do estado, mostrando como é possível aos pecuaristas elevar a produtividade e, consequentemente, a lucratividade. Ao todo, serão três meses de trabalho com início em março e encerramento em maio de 2019.
A Associação também está preparando a primeira edição do Acricorte. O evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, em Cuiabá, e tem o objetivo de levar conhecimento, discussões e tecnologias para os pecuaristas, integrando a cadeia produtiva da carne. O Acricorte vem em substituição ao Intercorte, que deixa de ser realizado, após o encerramento das atividades do Terra Viva Eventos – promotor e parceiro da Acrimat até o ano passado.
Para o presidente da Associação, Marco Túlio Duarte Soares, o Acricorte marca o início de uma nova fase da Acrimat, que passa a organizar eventos para os públicos nacional e internacional. “Estamos dando início a um novo tempo da pecuária de corte mundial, com eventos técnicos de dimensões ainda maiores, focados em levar mais conhecimento, informação e qualificação aos pecuaristas. Entendemos que, desta forma, é possível termos uma pecuária de corte mais forte, mais sustentável e rentável, e Mato Grosso seguir como maior produtor de gado do país”, afirma o presidente.
No final de maio será a vez de Mato Grosso sediar a Conferência Anual da Aliança Internacional da Carne Bovina (International Beef Alliance – IBA). A Conferência Anual reúne os presidentes e CEO’s das principais entidades representativas dos produtores de carne bovina da Austrália, Brasil, Canadá, México, Nova Zelândia, Paraguai e Estados Unidos. Em 2018, o encontro foi realizado no Canadá.
De acordo com o primeiro vice-presidente, Amarildo Merotti, esses países são responsáveis por mais de 50% da produção e 62% da exportação mundial de carne bovina, o que demonstra ainda mais a força do produtor mato-grossense. “Fazemos parte da Aliança desde 2015 e, desde então, participamos ativamente das ações representando o Brasil e estamos honrados por organizar esse evento no nosso Estado. Será uma oportunidade para o mundo conhecer, e reconhecer, a forma eficaz, sustentável e responsável com que conduzimos o maior rebanho brasileiro”, diz o vice-presidente.

SERVIÇO – A programação completa de cada um dos eventos poderá ser acompanhada por meio do site da Acrimat e também das redes sociais da entidade, a partir de março. Site: www.acrimat.org.br Instagram: @acrimat.associacao Facebook:acrimat.associacao/