Abertas matrículas para 5 cursos EaD no portal do SENAR

362 0
Assessoria Gecom

Cinco treinamentos na modalidade a distância (EaD) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) estão com matrículas abertas, todos de capacitação tecnológica voltados para o Programa de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). O Início das aulas se dá neste mês e as inscrições são feitas diretamente no portal nacional da instituição, o http://ead.senar.org.br.

Para começar no próximo dia 15, está programado o treinamento de 20 horas “Componente Vegetal nos Sistemas de ILPF”. Voltado a produtores e trabalhadores rurais, assim como profissionais com formação técnica/superior em uma área relacionada ao setor rural ou às Ciências Agrárias, do campo ou na cidade, aborda assuntos que vão desde o manejo de culturas anuais à diversidade de arranjos e manejos, com um total de 15 aulas.

A formação, ofertada ao longo de 30 dias, é para interessados de 18 anos ou mais e visa apresentar uma visão sistêmica sobre os componentes vegetais dentro dos sistemas ILPF promovendo a sustentabilidade dos recursos naturais.

Os outros quatro treinamentos iniciam no dia 29 de março. Com 40 horas de duração, o curso “Particularidades dos Sistemas ILPF nos Biomas Brasileiros” oferece aos interessados – também trabalhadores e produtores rurais, além de profissionais de áreas relacionadas ao setor rural, com 18 anos ou mais – 32 aulas. Com previsão de término aos 60 dias, o curso foi formatado para expor conceitos de oportunidades e desafios da ILPF, estratégias de implementação e intensificação desses sistemas, além de exemplos bem-sucedidos dessas práticas em diversos biomas brasileiros.

Todos com 10 horas de duração, os cursos “Introdução aos Sistemas ILPF”, “Componente Solo nos Sistemas ILPF” e “Componente Socioeconômico e Ambiental em Sistemas de ILPF” também são oferecidos a profissionais e produtores rurais com 18 anos ou mais, para durar 14 dias.

Baseado em noções mais básicas do programa, o treinamento Introdução aos Sistemas ILPF foi criado para oferecer uma visão sistêmica sobre os sistemas de integração entre lavoura, pecuária e floresta, com seis aulas ao todo. Já o Componente Solo nos Sistemas ILPF quer oferecer uma visão sistêmica sobre as características e as potencialidades produtivas dos solos, seus principais componentes e as práticas de conservação, também com seis aulas ao todo.

O treinamento Componente Socioeconômico e Ambiental em Sistemas de ILPF, já com sete aulas, disponibiliza conceitos de empreendedorismo e sustentabilidade para a implementação da ILPF e ferramentas para o planejamento e execução desse sistema.

Em todos os treinamentos na modalidade EaD são ofertados videoaulas gravadas com especialistas, material complementar em PDF, além de atividades interativas, com a participação em fóruns e chatas e a presença virtual de tutores e monitores, colocados à disposição dos alunos. Mais informações podem ser obtidas diretamente no portal do SENAR BRASIL.

O SENAR-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 90 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).
Fonte: Da Assesoria

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *