1º Fórum do Idoso vai discutir prevenção de quedas em ambientes domiciliares

632 0

Durante o evento também será lançado o Projeto Casa Segura


Tendo como objetivo estabelecer um programa de prevenção de quedas, em especial à população idosa, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Mato Grosso (SBOT-MT), juntamente com a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MT), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT) e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-MT), realiza o 1º Fórum do Idoso, dia 10 de novembro, das 08h às 12h, no auditório da Fecomércio-MT, em Cuiabá.
O Projeto Casa Segura, que será lançado durante o Fórum, visa discutir a melhor estratégia e estabelecer um programa estadual educativo de prevenção de quedas, garantindo aos idosos ambientes seguros e apropriados, com padrões de mobilidade e eliminação de riscos nos lares.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) uma das maiores causas de acidentes e fraturas de idosos no Brasil são as quedas, cerca de 30% das pessoas com mais de 65 anos já sofreram algum tipo de queda ou acidente causado por escorregões e tropeços. “O conceito da Casa Segura interessa diretamente a esses brasileiros, com idade superior a 65 anos”, explica o presidente da SBOT-MT, Dr. Márcio Augusto Ramos Mendes.
Ele ainda ressalta que no meio médico é grande a preocupação com os problemas de saúde decorrentes da idade, pois geram grande repercussão social e econômica. “A recuperação física nesta etapa da vida é mais difícil e durante a convalescença o idoso fica sujeito a desenvolver outras doenças e são esses assuntos que serão discutidos durante o Fórum”, destaca o ortopedista.
Uma cartilha será um dos meios pelos quais o programa será disseminado, nela haverá planos para uma melhor segurança dos idosos em ambientes residenciais e casas de repousos.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link: https://goo.gl/TF7E5h

Serviço
O que: 1º Fórum do Idoso
Quando: 10 de novembro de 2018, das 08h às 12h.
Onde: Auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT)