Novo balanço aponta que 14 aeroportos continuam sem combustível neste sábado; veja lista

486 0

Os 14 são da Infraero. Aeroportos não receberam querosene de aviação devido à greve dos caminhoneiros. Falta combustível em 14 aeroportos do país, segundo Infraero e concessionárias
Ao menos 14 aeroportos do Brasil estão sem combustível. Todos são da Infraero. Passageiros devem procurar a companhia aérea para confirmar os respectivos voos, informou a estatal em balanço das 19h30.
Esses aeroportos permanecem funcionando, mas os aviões só têm autorização para pousar se tiverem combustível suficiente para seguir viagem sem necessidade de reabastecimento.
Antes sem combustível, o aeroporto de Brasília passou a receber querosene de aviação, de acordo com a Inframerica, empresa que administra o terminal, e às 18h, estava com 5% da capacidade. Confins está com combustível mínimo, segundo a concessionária BH Airport.
Aeroportos onde houve cancelamento de voos
Igor Estrella/G1
O combustível não chegou aos aeroportos por causa da greve dos caminhoneiros que obstruem rodovias em todo país há seis dias. Nesta sexta-feira (25), o presidente Michel Temer determinou o emprego de forças federais para desobstruir as rodovias.
As empresas de combustível cobraram neste sábado (26) a atuação das força de segurança para retomar o abastecimento normal.
Aeroportos sem combustível até o momento
Carajás (PA)
São José dos Campos (SP)
Uberlândia (MG)
Ilhéus (BA)
Palmas (TO)
Goiânia (GO)
Campina Grande (PB)
Juazeiro do Norte (CE)
Recife (PE)
Maceió (AL)
Aracaju (SE)
Vitória (ES)
Petrolina (PE)
Joinville (SC)
Aeroporto com possibilidade de esgotamento de combustível
Brasília (DF)
Navegantes (SC)
Viracopos (SP)
Confins (MG)
Congonhas (SP)
A Infraero recomenda às empresas aéreas que verifiquem a disponibilidade de combustível nos aeroportos antes de fazer a viagem. Também recomenda aos passageiros que procurem suas companhias para consultar a situação de seus voos.
A estatal informa, ainda, que aguarda a chegada de carretas de combustível.
Nesta sexta-feira (25), 10 aeroportos administrados pela estatal já estavam sem combustível.
Em Brasília, não houve registro de chegada de caminhões de abastecimento no terminal brasiliense até as 7h deste sábado (26). Por isso, 40 voos foram cancelados até as 9h – nove que vinham para a capital e 31 que sairiam do DF.
Devido ao estado crítico do aeroporto, só estão autorizadas a pousar no DF as aeronaves com combustível suficiente para decolar de volta.
Desabastecimento
Ainda na noite desta sexta foi publicado em edição extra do “Diário Oficial da União”, o decreto do governo federal que autoriza o uso das Forças Armadas em todo o território nacional, para desobstrução de vias públicas federais.
Logo após a assiantura do decreto, o ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, afirmou que a prioridade das Forças Armadas nas ações relacionadas à greve dos caminhoneiros serão as refinarias e os aeroportos.
Initial plugin text