1ª Festa Literária de Pirapora começa nesta quinta-feira (16)

3301 0

Nesta quinta-feira (16), começa a primeira edição da Festa Literária de Pirapora (Flipi), que até sábado promete fazer a cidade respirar cultura com programações gratuitas. O evento, chancelado pela Câmara Mineira do Livro, acontece no Centro de Convenções José Geraldo Honorato e tem como público-alvo estudantes e profissionais da educação de escolas públicas do município. A expectativa dos organizadores é que pelo menos duas mil pessoas participem da feira.

Entre os destaques da Flipi está o israelense radicado no Brasil Ilan Brenman, que participa de dois encontros com estudantes e professores na manhã desta sexta-feira. Considerado um dos principais escritores de literatura infantil do país, Brenman já publicou mais de 70 livros, ganhou diversos prêmios e teve suas obras traduzidas na Alemanha, França, Itália, Espanha, Argentina e China, entre outros países.

A atriz Cida Mendes, com sua personagem Concessa, chega à cidade com o espetáculo “Pendura e Cai” nesta sexta-feira. A contadora de histórias Alessandra Visentin também está na programação do evento, que abre espaço para artistas locais, como a Orquestra Sinfônica Jovem de Pirapora, o Clube Literário Tamboril, e a Fanfarra do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET).

Nas noites desta quinta e sexta, haverá oficinas para professores da rede pública ministradas pela produtora cultural, escritora e coordenadora geral do evento, Maria Sóter Vargas, e pela artista plástica e educadora Maria Tomaz. No sábado, dia de encerramento da festa literária, haverá uma homenagem a professores de língua portuguesa, literatura e redação que atuam no município, além de um encontro de escritores de Pirapora.

Vale livro. Nos três dias da Festa Literária de Pirapora, os alunos da rede pública da cidade receberão um vale livro no valor de R$ 10, e poderão trocar por obras do mesmo valor nos estandes das editoras. A expectativa é que até 1.500 estudantes adquiram um livro.